Poços de Caldas, MG – No último final de semana, o Ginásio Issa Sarraf, localizado no Country Club, foi palco de um verdadeiro espetáculo de beleza, técnica e emoção com a apresentação especial do Grupo Volare de Ginástica Rítmica. Coordenado pela professora Isabella Fernanda Gouvêa, o projeto realizou sua primeira exibição pública em 2025, encantando o público que lotou as arquibancadas do ginásio para prestigiar o desempenho das jovens atletas.
A apresentação teve caráter preparatório para o calendário de competições deste ano e marcou também o primeiro contato das famílias com as novas séries coreográficas de 2025. Segundo a professora Isabella, a expectativa era grande tanto por parte dos familiares quanto das próprias atletas. “É a primeira vez que as famílias estão vendo a série de 2025 e a expectativa é muito alta. Estamos com 32 crianças em fase de competição, treinando bastante para minimizar os erros e alcançar um bom desempenho já nas primeiras competições”, afirmou.
O evento contou com a presença de um público empolgado, fato destacado por Isabella, que vê o crescente interesse pela modalidade como reflexo do trabalho sério desenvolvido ao longo dos anos. Atualmente, o Projeto Volare atende cerca de 160 crianças, divididas entre turmas de iniciação e de alto rendimento. As aulas são realizadas no próprio Ginásio Issa Sarraf, com treinos para atletas de competição acontecendo três vezes por semana. As turmas de iniciação atendem crianças a partir de cinco anos, com treinos nas noites de terça e quinta-feira.
A equipe do projeto é formada por técnicas especializadas, professoras experientes e, recentemente, ou a contar também com o e da psicóloga Thalita, ampliando a abordagem pedagógica e emocional junto às atletas. Isabella faz questão de destacar o trabalho em equipe: “Temos uma equipe maravilhosa, comprometida com o crescimento técnico e pessoal de cada aluna. O apoio psicológico é mais uma frente de cuidado que estamos oferecendo neste ano”.
O sucesso do projeto também se reflete na grande procura por vagas. Quem deseja participar precisa se inscrever presencialmente no Ginásio Issa Sarraf e aguardar na fila de espera, que atualmente é extensa. “A demanda é tão grande que já não conseguimos transportar todas as meninas em um só veículo para as apresentações. É um recorde de atletas, tanto na iniciação quanto no alto rendimento”, explica Isabella. O Projeto Volare é viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com patrocínio oficial da Unimed, apoio do Posto da Ativa, da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Esportes, e da Associação Graça, formada por pais e apoiadores da iniciativa.