img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
foto-editorial-deficiencia-23-05-2025

Inclusão é direito

Data da Publicação:

23/05/2025

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam uma realidade que não pode mais ser invisibilizada: o Brasil possuía, em 2022, 14,4 milhões de pessoas com deficiência. Isso significa que 7,3% da população com dois anos ou mais convive diariamente com limitações que impactam profundamente suas rotinas e suas oportunidades.
A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (23), traz um retrato abrangente de quem são essas pessoas. São brasileiros que enfrentam grandes dificuldades ou impossibilidades para enxergar, ouvir, se locomover, pegar objetos pequenos, se comunicar, realizar cuidados pessoais, trabalhar e estudar. Uma diversidade de desafios que expõe, ao mesmo tempo, a necessidade urgente de um país mais ível e de políticas públicas efetivas.
O levantamento mostra ainda que, em 16% dos domicílios brasileiros, há pelo menos uma pessoa com deficiência. Esse dado reforça que a pauta da inclusão não diz respeito a uma minoria isolada, mas a uma parte significativa da sociedade, que está presente nas famílias, nas comunidades e nos ambientes de trabalho.
Falar em inclusão, portanto, vai muito além de rampas de o ou de vagas exclusivas em estacionamentos. Trata-se de garantir educação de qualidade, oportunidades no mercado de trabalho, o aos serviços de saúde, inclusão digital e respeito à dignidade dessas pessoas em todos os espaços.
O Censo 2022 cumpre seu papel de evidenciar uma realidade que, muitas vezes, permanece oculta nas estatísticas e, pior, nas decisões políticas. Mas, mais do que um retrato, esses números precisam ser um chamado à ação. A deficiência está na sociedade, não nas pessoas. É a falta de ibilidade, de empatia e de políticas públicas eficazes que cria barreiras onde deveria haver pontes.
O Brasil ainda tem muito a avançar para se tornar, de fato, um país inclusivo. Que esses dados sirvam de alerta — e de compromisso — para governos, empresas e cidadãos. Afinal, inclusão não é favor, é direito.

Leia Também

foto-turismo-editorial-22-05-2025

Potencial turístico

Minas Gerais demonstra resiliência no setor de turismo, com crescimento de 1,0% no volume de atividade turística em março de 2025, na comparação com fevereiro. O dado, divulgado pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base na Pesquisa…
foto-editorial-emprego-21-05-2025

Motor do emprego

O dinamismo das micro e pequenas empresas (MPEs) segue sendo essencial para a geração de empregos em Minas Gerais. Nos três primeiros meses de 2025, o estado abriu 75.896 novos postos de trabalho, e mais da metade desse total —…
foto-editorial-mulheres-21-05-2025

Donas de casa

Cada vez mais presentes e protagonistas na dinâmica econômica do país, as mulheres seguem assumindo a linha de frente no sustento e na organização financeira dos lares brasileiros. Dados recentes da Serasa revelam um retrato claro dessa realidade: 93% das…
foto-editorial-retrato-19-05-2025

Retrato Cruel

O Brasil segue falhando de forma alarmante na proteção de suas crianças. Dados revelam que, em 2023, quase 14 mil meninas entre 10 e 14 anos deram à luz no país, um número que, por si só, escancara uma triste…
foto-editorial-queda-16-05-25

Fecundidade em queda

O Brasil vive uma mudança silenciosa, porém profunda: o número de nascimentos segue em queda pelo quinto ano consecutivo. Dados divulgados pelo IBGE revelam que, em 2023, o país registrou 2,52 milhões de nascimentos, número 0,7% inferior ao de 2022…
foto-editorial-escola-15-05-2025

Família e escola

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, o Dia Internacional da Família, celebrado nesta quinta-feira, 15 de maio, convida à reflexão sobre o papel fundamental da família na formação de valores humanos e sociais. Como núcleo essencial da…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!