Poços de Caldas, MG – No último domingo , 18 de maio, a cidade de Ushuaia, na Argentina, sediou um importante seminário internacional de defesa pessoal ministrado pelo policial militar e professor Jean Gonçalves, de Poços de Caldas. Faixa-preta de jiu-jitsu, professor de educação física e instrutor de defesa pessoal desde 2015, Jean levou sua experiência prática e técnica para um público formado por policiais provinciais, atletas profissionais e professores, atletas e simpatizantes das artes marciais.
O seminário teve como objetivo principal a troca de conhecimentos voltados para a Defesa pessoal e profissional, abordando temas fundamentais como áreas de risco e de segurança, técnicas de mobilização, controle de contato, proporcionalidade do uso da força e pensamento defensivo durante o confronto físico.
A presença do professor Jean Gonçalves no evento reforça o reconhecimento internacional da qualificação técnica desenvolvida no Brasil. Seu trabalho mostra como o aprimoramento técnico pode influenciar positivamente tanto o cotidiano de policiais quanto a qualidade das aulas de professores de artes marciais.
“Transmitir esse conhecimento é uma forma de contribuir diretamente para uma atuação mais segura, ética e eficaz dos profissionais da área. Além disso, promove o intercâmbio cultural e técnico entre países vizinhos”, ressaltou Jean durante o seminário.
O evento também foi uma oportunidade para destacar a importância da formação continuada, da prática responsável e da preparação física e mental dos profissionais envolvidos na segurança pública e no ensino de defesa pessoal.
Mais informações sobre o trabalho de Jean Gonçalves podem ser encontradas em seus perfis no Instagram:
@eusoujeangoncalves333 e @spartacusschool