Poços de Caldas, MG – A partir do dia 16 de junho, às 19h, a Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca, recebe uma nova iniciativa cultural: o projeto “Encontros com a Literatura Portuguesa Contemporânea”, idealizado pelo leitor, professor, mestre e colaborador frequente da biblioteca, Sérgio Roberto Montero Aguiar. Serão encontros mensais gratuitos com leitura, discussão e apreciação da produção literária portuguesa dos séculos XX e XXI.
Disposto a contribuir ainda mais com o cenário literário municipal, Sérgio Montero, que é co-curador do Festival Literário Internacional de Poços, cria o clube em um momento ideal, uma vez que o Flipoços tem estreitado laços com a cena literária portuguesa, firmando parcerias e trazendo autores de renome para Poços de Caldas. Com um acervo considerado de qualidade pelo organizador, a Biblioteca Centenário oferece uma base sólida para a realização do projeto.
Sobre os encontros
Os encontros seguirão com um formato dinâmico, que mistura literatura, curiosidades e contexto histórico-cultural. Na aula inaugural, o foco será Fernando Pessoa. A proposta é oferecer uma experiência saudável e harmoniosa, com um clima leve e descontraído. Durante a aula, o organizador fará apresentações dos autores, destacando seus percursos intelectuais e aspectos marcantes de suas obras. Após a introdução, os participantes recebem textos selecionados — contos e poemas — para leitura e discussão no encontro seguinte.
A troca de diálogo é essencial. “Não é uma monocórdia. As pessoas falam. O grupo é aberto, não é voltado apenas para quem tem formação em Letras”, destaca Montero. A iniciativa visa não só divulgar a literatura portuguesa, mas também fomentar o hábito da leitura e aproximar a comunidade da biblioteca. “Meu objetivo é incrementar a literatura para os jovens e interessados em geral”, completa. A participação é gratuita e aberta. Sergio Montero é o organizador dos encontros.
Sérgio Montero
Sérgio Roberto Montero Aguiar, mestre em Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela USP, lecionou Teoria Literária e Literaturas Brasileira, Espanhola e Hispano-americana na Universidade Católica de Santos. Consultor da tradutora Alison Entrekin do romance Grande Sertão Veredas de João Guimarães Rosa, desde 2017 ministra atividades no Instituto Moreira Salles, como o Clube de Leitura “Panorâmicas literomusicais” e “Salve o Compositor Popular”. Em março de 2020, publicou três poemas na Revista Philos. É co-curador no Flipocos desde 2018.