Poços de Caldas, MG – A unidade da Alcoa em Poços de Caldas promoveu, nesta quarta-feira (21), uma edição especial do programa “Alcoa de Portas Abertas”, voltada exclusivamente para representantes da imprensa local e regional. A iniciativa, que ocorre mensalmente com diferentes públicos, teve como objetivo aproximar a empresa da mídia, oferecendo uma imersão completa nas operações da unidade e apresentando os valores, produtos e compromissos da companhia com a comunidade e o meio ambiente.
Durante a visita, jornalistas e comunicadores conheceram a trajetória da Alcoa, que há seis décadas atua em Poços de Caldas, sendo a primeira unidade da multinacional americana no Brasil. Os convidados puderam visitar setores estratégicos, como áreas de mineração, metalurgia, refinaria, meio ambiente e a barragem de rejeitos, recebendo explicações detalhadas sobre os processos produtivos e os padrões de segurança e sustentabilidade adotados pela empresa.
A recepção ao grupo foi conduzida por Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa, acompanhada por profissionais técnicos das áreas operacionais da unidade. Em entrevista ao Jornal Mantiqueira, Maria Cristina destacou a importância da iniciativa. “Todos os meses realizamos o Alcoa de Portas Abertas, e neste mês de maio promovemos uma edição especial para a imprensa de Poços e região, que abrange os cinco municípios onde atuamos. É um momento de apresentar nossa produção, nossas iniciativas, investimentos sociais e esclarecer dúvidas. A imprensa é sempre nossa parceira em diversos programas e ações, e esse encontro é uma oportunidade de fortalecer essa relação”, afirmou.
A visita também contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), reforçando o compromisso da Alcoa em demonstrar a importância dos minerais no cotidiano das pessoas e na construção de uma sociedade sustentável.
60 anos da Alcoa no Brasil: celebrações em Poços
O ano de 2025 é especialmente simbólico para a companhia, que celebra 60 anos de atuação no Brasil. A história da Alcoa no país começou justamente por Poços de Caldas, marco que será lembrado em solenidades e exposições ao longo dos próximos meses. Entre os eventos programados, está uma sessão solene na Câmara Municipal, no dia 27 de maio, solicitada pelo vereador Nelo. A cerimônia contará com a presença de funcionários veteranos e lideranças da empresa.
Além disso, de 2 a 13 de junho, o hall de entrada da Câmara Municipal abrigará a exposição do Memorial da Alcoa, aberta ao público e dedicada a resgatar os principais momentos, conquistas e transformações da empresa em seis décadas de operação no Brasil.
História de
desenvolvimento
Durante o encontro, Maria Cristina também fez um breve resgate da trajetória da empresa. “A Alcoa é uma multinacional americana e sua história no Brasil começou por Poços de Caldas, na década de 1960. Depois expandimos para São Luís, no Maranhão, que também completa 45 anos este ano, e para Juruti, no Pará. Temos ainda escritórios em São Paulo e participações em usinas hidrelétricas. Nosso compromisso é transformar e desenvolver o território nacional com responsabilidade, atuando desde a extração de bauxita até a produção de alumínio, sempre com foco na sustentabilidade.”
Sobre a Alcoa Poços de Caldas
A unidade de Poços de Caldas (MG) é o marco inicial da história da Alcoa no Brasil, em 1965. Com mais de 1.400 funcionários (entre diretos e contratados), a unidade foca em pesquisa, desenvolvimento e aplicações que têm o potencial de transformar a indústria do alumínio.
Dedicada à produção de alumina, lingotes, tarugos e pó de alumínio, a planta destina para o mercado nacional e global produtos com baixa emissão de carbono que levam o selo EcoSource.
Conforme a estratégia de atuação responsável da Alcoa, a unidade adota medidas para ampliar seu legado positivo. Não por acaso, em Poços de Caldas foi instalado o primeiro equipamento de filtração na Refinaria da Alcoa no Brasil, mudando a disposição do resíduo de bauxita de úmido para seco – tecnologia referência para a indústria do alumínio, trazendo inovação e sustentabilidade para o processo. Ao mesmo tempo, o Parque Ambiental comprova, há 31 anos, a seriedade do compromisso da Alcoa com a recuperação de áreas mineradas, tendo a primeira trilha do estado de Minas Gerais em área reabilitada com mata nativa, sendo um espaço de educação ambiental e engajamento social. Para saber mais sobre a Alcoa, e: https://www.youtube.com/watch?v=kRYX4J07yG0
PAULO VITOR DE CAMPOS
[email protected]
[email protected]
@pvcampos.pvc
@mantipocos