img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
Foto: Divulgação

Dia de Santa Cruz marca início da programação cultural da Festa de São Benedito

Data da Publicação:

06/05/2025

Poços de Caldas, MG – Os mastros já apontam para o céu azul de maio, no pátio da Capela de São Benedito. Foram erguidos pelos congadeiros no último dia 3. Como manda a tradição, os Ternos de Congos fizeram suas orações e preces na tradicional bênção dos mastros que, em Poços de Caldas, funde-se à celebração do Dia de Santa Cruz, na cerimônia de abertura da Capela de mesmo nome, no Bairro dos Funcionários.
O Dia de Santa Cruz abre a programação cultural da Festa de São Benedito. Na cerimônia de fé, devoção e sincretismo religioso, Mãe Divina, do Terno de Congo Santa Bárbara e São Gerônimo, fez as bênçãos de abertura. Cada Terno de Congo cantou e fez a sua oração, suas preces e agradecimentos. “Nos últimos anos, as pessoas têm reconhecido mais os Congados e os Caiapós, com um público crescente, inclusive na manifestação do Dia de Santa Cruz”, celebrou a presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Eduarda Carimbá.
Na sequência, os congadeiros seguiram em cortejo, ando pela Basílica para buscar o andor com a imagem de Nossa Senhora do Rosário. Na Matriz, os congadeiros foram recebidos pelo Padre Donizete, que pediu a São Benedito, Santa Efigênia e, especialmente, a Nossa Senhora do Rosário proteção ao lindo trabalho dos Ternos de Congo e para que a Festa de São Benedito seja também um momento de devoção e fé. “A Festa de São Benedito sem vocês não tem o mesmo sentido. Que bom que vocês estão aqui”, disse.
Seguindo para a Capela de São Benedito, os Ternos de Congos foram recebidos pelo grande público que prestigiou a festa na noite do último sábado. Cada Terno de Congo fez sua entrada na Capela de São Benedito. “Que vocês se sintam abraçados e acolhidos nesta casa dedicada ao nosso querido São Benedito. Que ele abençoe cada um de vocês”, disse o Padre Reginaldo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, responsável pela realização da festa.
Na Capela de São Benedito, a imagem de Nossa Senhora do Rosário foi coroada. Aos 88 anos, o capitão do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário, Benedito Luiz da Costa, o querido Seu Ditinho, conta que a sua fé começou ainda pequeno. “Meu irmão veio cumprir promessa aqui e eu pequenininho, lá de Botelhos, vinha com ele. Ele dançou por 7 anos. Eu acabei entrando no Terno de Congo e estou até hoje”.
Para fechar a noite, os Ternos de Congos se reuniram para o levantamento dos mastros, momento celebrado com a força dos tambores. Tradição de fé, especialmente em Minas Gerais, o Dia de Santa Cruz remonta à data em que a Cruz de Cristo teria sido encontrada. Em diversos municípios mineiros, a herança cultural de enfeitar as cruzes permanece, especialmente nas cidades históricas.
“Dia 3 é o Dia de Santa Cruz, quando acontece esta manifestação tradicional na Capela de Santa Cruz, no bairro dos Funcionários. Muitas pessoas não conhecem a capelinha, que fica próxima à igreja de Nossa Senhora de Fátima. Aqui acontece a bênção dos mastros e depois os Ternos de Congos seguem até a Capela de São Benedito, para o levantamento dos mastros, abrindo a programação cultural da Festa de São Benedito. É uma celebração muito bonita e simbólica”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves.
No ano de 1895, Fernandes José Lopes pediu autorização para construir uma igreja dedicada à Santa Cruz no morro onde, tradicionalmente, havia peregrinações religiosas. A edificação da Capela de Santa Cruz seguiu uma tradição mineira e marcou o início de uma das mais significativas festas religiosas do município: a Festa de Santa Cruz, celebrada a 3 de maio pela Igreja Católica, mais tarde integrada à tradicional Festa de São Benedito.

Leia Também

foto-ims-pocos-realiza-oficina-de-criacao-musical-inspirada-nos-bailes-organizados-por-laudelina-de-campos-mello-29-05-25

IMS Poços realiza oficina de criação musical inspirada nos bailes organizados por Laudelina de Campos Mello

Poços de Caldas, MG - O Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas promove no dia 31 de maio (sábado), das 14h às 17h, a oficina gratuita “Ritmo, Memória e Mixagem: dos Bailes Pérola Negra à cena contemporânea”, com a…
foto-futuro-museu-29-05-25

Museu debate futuro e atrai novos visitantes com programação da Semana Nacional de Museus

Poços de Caldas, MG - Um Museu vivo e dinâmico, que resguarda o ado, mas também dialoga sobre o futuro. A programação da Semana Nacional de Museus, realizada de 12 a 18 de maio, trouxe resultados simbólicos e também numéricos…
foto-encontro-inedito-entre-pedro-cezar-e-ivan-vilela-marca-a-programacao-do-palco-sesc-em-pouso-alegre-29-05-25

Encontro inédito entre Pedro Cezar e Ivan Vilela marca a programação do Palco Sesc em Pouso Alegre

Poços de Caldas, MG - Dois nomes fundamentais da música mineira contemporânea, Ivan Vilela e Pedro Cezar, realizam um encontro inédito nos palcos como parte da programação do Palco Sesc, iniciativa do Sesc em Minas Gerais voltada à difusão da…
Foto: Divulgação

Escritor residente em Poços doa livro de sua autoria para o acervo da Biblioteca Centenário

Poços de Caldas, MG - O autor João Brígido, residente em Poços de Caldas, doou exemplares do livro de sua autoria “No Bolso do Coveiro” para o acervo da Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca. Na última semana, ele…
Foto: Divulgação

Cordelteca chega ao CEU da zona leste

Poços de Caldas, MG - Até o mês de julho, a Cordelteca de Poços pode ser visitada no Centro de Artes e Esportes Unificado, o CEU da zona leste. A iniciativa itinerante, que teve início na Biblioteca Centenário e já…
Foto: Divulgação

Tardes Tropicais abre temporada 2025 neste domingo no Mirante Santa Rita

Poços de Caldas, MG - Neste domingo, 1º de junho, o projeto Tardes Tropicais dá início à sua programação 2025 com uma tarde especial de música ao ar livre, no Mirante Santa Rita, em Poços de Caldas. O evento é…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!