Poços de Caldas, MG – Através de parceria com a empresa TEKHNE, de São Paulo, o DMAE iniciou testes de utilização de produto inédito no país para tratamento de água, o Oxitek. A parceria prevê a instalação de um modelo simplificado, que simula uma estação de tratamento de água, dentro das instalações da ETA 1 São Benedito.
Os testes tiveram início nesta quinta, 24, com amostras de água bruta coletada nos diversos pontos de captação das estações de tratamento de Poços de Caldas. A autorização para início da parceria foi assinada no dia 7 de abril e estabelece um período de testes por seis meses, quando serão verificados os resultados da aplicação do produto.
O Oxitek é um gás ionizado, utilizado principalmente na degradação da matéria orgânica, como também na oxidação de metais. Espera-se com essa parceria, e validados os testes, utilizar o produto para a redução de Ferro e Manganês nas estações de tratamento de água, minimizando a aplicação de outros produtos hoje utilizados pelo DMAE, como o clorogás e coagulantes.
O produto também poderá ser utilizado nas estações de tratamento de esgoto, com o objetivo de redução do odor e da matéria orgânica no líquido residual da ETE, que é devolvido ao meio ambiente. “O DMAE consolida seu pioneirismo na pesquisa de novos produtos e tecnologias, assim como já estamos trabalhando junto à Unifal, e agora também com a empresa TEKHNE, fazendo do departamento e também de Poços de Caldas, um polo de novas pesquisas na área do saneamento, que depois poderão ser replicadas em todo o país”, ressalta o diretor Paulo César Silva.