img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura intensifica ações de prevenção à febre amarela em pontos turísticos

Data da Publicação:

12/04/2025

Poços de Caldas, MG – Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção à febre amarela, a Prefeitura de Poços de Caldas promoveu, por meio das secretarias de Saúde e Turismo, uma reunião com representantes da Citur – empresa responsável pela concessão de pontos turísticos na cidade. O encontro teve como foco a intensificação das estratégias de conscientização e proteção dos visitantes que frequentam as áreas de mata e de grande circulação de turistas.
Entre as medidas já em andamento estão a instalação de placas informativas nos atrativos turísticos, alertando sobre a importância da vacinação, além de campanhas educativas com apoio da Secretaria Municipal de Comunicação. “Estamos intensificando as ações no município, mas é fundamental que quem vem a Poços também esteja protegido. A vacina é segura, gratuita e a principal forma de prevenção. E adentrando áreas de mata ou suas proximidades não deixar de usar repelente, roupas compridas e sapato fechado.”, alerta o secretário de Saúde, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso. A vacina contra a febre amarela deve ser aplicada com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem para garantir a eficácia da proteção. A orientação é que turistas que pretendem visitar Poços de Caldas procurem um posto de saúde caso ainda não estejam imunizados. A Secretaria de Saúde segue reforçando o alerta e disponibilizando doses nas unidades básicas do município.
O primeiro caso confirmado da doença em humano neste ano foi registrado no início de abril: um homem de 36 anos que está em tratamento e sendo monitorado pelas autoridades de saúde. Desde janeiro, já havia sido identificado um caso em primata não humano no município, o que levou ao aumento das ações de vigilância e imunização. A cidade está localizada em uma região considerada corredor ecológico, o que aumenta o risco de circulação do vírus.
Além da vacinação, o município tem promovido Dias D, capacitações para profissionais de saúde, visitas domiciliares para atualização dos cartões vacinais, atividades educativas em escolas e empresas, e imunização de servidores públicos.

Macaco não é vilão
A Prefeitura reforça ainda a importância da preservação dos primatas não humanos, que sofrem diretamente os impactos da febre amarela. A doença tem causado a morte de espécies como os bugios (Alouatta clamitans), altamente sensíveis ao vírus. “Infelizmente, ainda não existe uma forma segura de imunizar os primatas não humanos nesta frente, e a vacina humana para eles poderia ser letal”, explica o secretário Dr. Luis Augusto.
O secretário de Turismo, Arison Siqueira, destaca a preocupação com possíveis agressões aos animais, motivadas por desinformação. “Há pessoas que ainda associam, de forma equivocada, a transmissão da doença aos macacos. Isso é extremamente preocupante. Os bugios são grandes semeadores das florestas e sua ausência pode trazer sérias consequências à biodiversidade local.” Para a saúde “É muito importante tê-los saudáveis pois são sentinelas naturais contribuindo com a nossa vigilância Epidemiológica” conclui o secretário de saúde.
A Prefeitura lembra que agressões a primatas são consideradas crime ambiental. E alimentá-los não é recomendado, pois além de provocar desequilíbrios ambientais e na saúde animal, pode aumentar o risco de contrair raiva humana, a partir de mordeduras acidentais. Denúncias podem ser feitas aos órgãos competentes para garantir a proteção desses animais, que, longe de serem vilões, são importantes aliados na detecção precoce da febre amarela.
Informação, prevenção e responsabilidade são as palavras-chave para proteger a saúde de todos e o equilíbrio ambiental de Poços de Caldas.

 

Leia Também

foto-camisa-no-100-em-homenagem-ao-centenario-da-caldense-sera-utilizada-pelo-meia-nestor-mansur-23-05-25

Camisa nº 100 em homenagem ao centenário da Caldense será utilizada pelo meia Nestor Mansur

Poços de Caldas, MG- Na cerimônia de lançamento do ‘Manto Centenário’, os uniformes oficiais da Caldense para a temporada 2025, o clube anunciou que um jogador da equipe iria utilizar a camisa número 100 na temporada. Após a realização dos…
foto-profissionais-da-atencao-basica-participam-de-capacitacao-sobre-sifilis-na-gestacao-22-05-25

Profissionais da Atenção Básica participam de capacitação sobre sífilis na gestação

Poços de Caldas, MG - Médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Básica de Saúde participaram, nos dias 20 e 21 de maio, de uma capacitação sobre sífilis com ênfase na gestação. O evento foi realizado no auditório do Centro…
foto-pocos-de-caldas-promove-o-junho-verde-com-foco-em-educacao-e-sustentabilidade-22-05-25

Poços de Caldas promove o Junho Verde com foco em educação e sustentabilidade

Poços de Caldas, MG - Com o tema “Conectando o município para um futuro sustentável”, a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria de Educação, realiza ao longo…
foto-servico-de-abordagem-social-realiza-mais-de-3500-abordagens-durante-o-mes-de-abril-22-05-25

Serviço de Abordagem Social realiza mais de 3500 abordagens durante o mês de abril

Poços de Caldas, MG - O Serviço de Abordagem Social, responsável pela busca ativa, atendimento inicial e encaminhamento de pessoas em situação de rua na cidade, realizou 3.592 abordagens durante o mês de abril, com 81 encaminhamentos para os municípios…
foto-policia-civil-prende-15-investigados-por-fraudes-bancarias-em-operacao-no-estado-22-05-25

Polícia Civil prende 15 investigados por fraudes bancárias em operação no estado

Minas Gerais - A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta quinta-feira (22/5), a operação Descrédito, que resultou no cumprimento de 15 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão em Belo Horizonte, Região Metropolitana, Montes Claros,…
foto-servicos-ao-consumidor-sao-retomados-no-site-do-dmae-22-05-25

Serviços ao consumidor são retomados no site do DMAE

Poços de Caldas, MG - A nova Agência Virtual do DMAE já está em operação, hospedada no site do departamento. Com isso, serviços como segunda via da conta de água e histórico de consumo já estão disponíveis para serem ados.…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!