img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
Foto: Divulgação

Ministério Público firma acordo para impedir exames de vista irregulares em óticas de Poços de Caldas

Data da Publicação:

22/03/2025

Poços de Caldas, MG – O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Ótica Deia, estabelecendo que a empresa deverá suspender a realização de exames de vista por optometristas sem supervisão médica. O acordo, firmado pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Poços de Caldas, surge após denúncias de consumidores sobre a oferta desses exames gratuitos como estratégia para venda casada de produtos ópticos.
De acordo com a investigação do MPMG, conduzida no âmbito do Inquérito Civil foi constatado que algumas óticas da região vinham utilizando optometristas para realizar exames visuais, prática que, segundo a legislação brasileira, é exclusiva de médicos oftalmologistas. Além disso, os exames gratuitos eram oferecidos como forma de atrair consumidores para aquisição de óculos, caracterizando uma prática abusiva.
O promotor de Justiça Glaucir Antunes Modesto destacou que essa conduta pode gerar riscos graves à saúde da população.
“A realização desses exames por profissionais não habilitados pode levar a diagnósticos errados e tratamentos inadequados, causando danos irreversíveis à visão dos consumidores”, alertou.
No TAC assinado em 25 de fevereiro de 2025, a Ótica Deia compromete-se a cessar imediatamente a oferta de exames de vista como brinde ou promoção para venda de produtos. Caso descumpra o acordo, a empresa estará sujeita a uma multa de R$ 5.000 por infração, além de outras sanções judiciais e istrativas.
O acordo também estabelece que o valor das multas aplicadas será destinado ao Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (FUNEMP). O descumprimento das obrigações pode gerar cobrança judicial com correção monetária e juros.
Com essa medida, o MPMG busca garantir a proteção dos consumidores e reforçar a necessidade do respeito às normas sanitárias e de saúde pública. O órgão seguirá monitorando a atuação de estabelecimentos ópticos para evitar a reincidência dessa prática na região.

Fonte: Sulminas TV

Leia Também

Foto: Divulgação

Com destaque de Michelucci, Poitiers faz final histórica contra o Tours

Poços de Caldas, MG - A final do Campeonato Francês de Voleibol de 2025 foi marcada por um confronto histórico entre Poitiers e Tours, reeditando as finais de 2011 e 2012. O título foi decidido em dois jogos: o primeiro…
Foto: Divulgação

CEI Orcy Bento Gonçalves Cardoso realiza “Dia de quem cuida de mim”

Poços de Caldas, MG - No último sábado (24), a comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Municipal Professora Orcy Bento Gonçalves Cardoso, no Jardim Esperança, na região sul da cidade, celebrou o Dia de Quem Cuida de Mim. Tudo…
Foto: Divulgação

Menor é apreendido por tráfico de drogas no bairro Bem Bastos em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG – Durante operação de rotina realizada no dia 26 de maio, a Polícia Militar apreendeu um menor por envolvimento com o tráfico de drogas no bairro Bem Bastos, em Poços de Caldas. A ocorrência foi registrada…
Foto: Divulgação

Polícia Civil de Minas Gerais cumpre mandado de busca e apreensão em Andradas

Poços de Caldas, MG - A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (26/05), um mandado de busca e apreensão no município de Andradas. Durante a ação, foi localizado um aparelho celular com registro de roubo.…
Foto: Divulgação

Machado: Polícia Civil prende homem por maus-tratos a animais

Machado, MG - Em Machado um homem de 33 anos foi preso em flagrante, nessa segunda-feira (26/5), suspeito de maus-tratos a animais em uma propriedade na zona rural do município. A ação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foi…
foto-bandas-marciais-de-pocos-recebem-homenagem-pelas-conquistas-na-copa-america-virtual-de-bandas-e-fanfarras-27-05-25

Bandas marciais de Poços recebem homenagem pelas conquistas na Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras

Poços de Caldas,MG - Na última semana, o prefeito Paulo Ney acompanhado do secretário de Educação, Marcus Lemos, recebeu em seu gabinete os regentes e integrantes das bandas marciais do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza e da Escola…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!