img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
Foto: Divulgação

​Pesquisa do Sistema Faemg Senar aponta impactos climáticos na cafeicultura mineira 

Data da Publicação:

10/03/2025

Belo Horizonte, MG  – Uma pesquisa do Sistema Faemg Senar revelou que quase 90% dos cafeicultores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Minas Gerais foram afetados por intempéries climáticas. O levantamento, realizado entre 16 de dezembro de 2024 e 20 de janeiro de 2025, contou com a participação de 2.298 produtores de diversas regiões do estado.

Da área total cultivada por eles, 71% foram afetadas. O Cerrado Mineiro foi a região com maior percentual – 89% das lavouras foram comprometidas, seguido pelo Sul de Minas (76%), Chapada de Minas (66%) e Montanhas de Minas (51%). Entre os principais fatores climáticos apontados pelos produtores estão as altas temperaturas médias e o déficit hídrico, que resultaram em elevada incidência de desfolha, aborto de folhas e comprometimento vegetativo para as safras de 2025 e 2026.

Para a analista de agronegócio do Sistema Faemg Senar Ana Carolina Gomes os dados reforçam a necessidade de ações para mitigar os impactos climáticos e garantir a segurança produtiva da cafeicultura. “Os resultados da pesquisa demonstram a importância do acompanhamento técnico, como o programa ATeG Café+Forte, que auxilia os produtores a enfrentarem os desafios climáticos e manterem a sustentabilidade do setor”, destacou.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, também ressaltou a relevância do estudo para o planejamento da próxima safra. “Os dados indicam desafios para a produção em 2024/2025. Nosso primeiro o é informar corretamente os produtores e quantificar com precisão a possível queda na safra. Com essas informações, poderemos discutir soluções junto à Comissão Técnica de Cafeicultura e aos cafeicultores mineiros, garantindo o avanço e a sustentabilidade da atividade, que é um dos pilares do setor agrícola de Minas Gerais. A previsibilidade é fundamental para que o produtor possa se preparar da melhor forma”, afirmou.

Diante dos resultados, o Sistema Faemg Senar, por meio da Gerência de Agronegócio, inicia agora a segunda etapa da pesquisa, que terá foco na análise detalhada dos dados de produção.

FAEMG SENAR | Divulgação

Leia Também

foto-exportacoes-minas

Varginha lidera exportações em Minas

Varginha, MG -  A cidade de Varginha consolidou-se como a cidade de Minas Gerais com maior volume de exportações no mês de abril de 2025, respondendo por 8,1% das vendas externas do estado. De acordo com o Secretário Executivo de…
Foto: Divulgação

​Produtores destaque do ATeG são premiados na Fenamilho 

Patos de Minas. MG - O segundo fim de semana da Fenamilho 2025, em Patos de Minas, foi marcado por eventos de grande relevância técnica, promovidos pelo Sistema Faemg Senar e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas,…
Foto: Divulgação

Expoleste tem resultado positivo 

Governador Valadres, MG - A Expoleste 2025 foi um sucesso em todos os sentidos. Durante cinco dias de intensa programação, o Centro de Feiras e Eventos da Univale se transformou no principal ponto de encontro entre marcas, empreendedores, instituições e…
Foto: Divulgação

​Quando o conhecimento transforma

Belo Horizonte, MG - O o ao conhecimento e à informação é uma das mais poderosas ferramentas de transformação social. A qualificação profissional amplia oportunidades, reduz desigualdades e tem o potencial de impulsionar comunidades inteiras, promovendo aumento de renda e…
Foto: Divulgação

Duas suspeitas de aviária em MG 

Belo Horizonte, MG - Há 18 investigações de suspeita de gripe aviária em andamento no País, conforme atualização mais recente da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura, às 13h de domingo, 25. As investigações…
Foto: Divulgação

Resort inaugurado em Ouro Preto 

  Ouro Preto, MG - Primeira bandeira internacional a se instalar em Minas Gerais nos últimos 30 anos, o Vila Galé Collection foi inaugurado em Ouro Preto, neste sábado (24). Localizado em Cachoeira do Campo, foram investidos R$ 120 milhões…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!