img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
foto-feminicidio-editorial-10-03-2025

Lei do Feminicídio

Data da Publicação:

10/03/2025

No último domingo (09), a Lei do Feminicídio completou uma década de vigência no Brasil. A norma representou um marco histórico ao inserir no Código Penal o crime de homicídio contra mulheres no contexto de violência doméstica e de discriminação de gênero. Com a legislação, a punição para esse tipo de crime, que variava entre 12 e 30 anos de prisão, foi ampliada para um mínimo de 20 e um máximo de 40 anos. Contudo, a impunidade segue sendo um dos grandes desafios no enfrentamento à violência contra a mulher.
Os dados são alarmantes. Segundo o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o Brasil registra cerca de 1 mil assassinatos de mulheres por ano. Somente até outubro de 2024, 1.128 feminicídios foram contabilizados no país. O número reforça a urgência de medidas mais eficazes para a prevenção desses crimes e a punição rigorosa de seus autores.
No âmbito do Judiciário, a quantidade de processos também evidencia a magnitude do problema. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) registrou 8,3 mil processos relacionados a feminicídios em 2024, um crescimento significativo em relação aos 7,4 mil de 2023. Além disso, as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha também foram amplamente acionadas, totalizando 827,9 mil procedimentos no ano ado. O volume de casos sub judice é um reflexo da violência sistemática que afeta mulheres em todo o país.
Apesar da evolução legislativa e do fortalecimento dos mecanismos de proteção, o grande obstáculo segue sendo a impunidade. A efetividade da Lei do Feminicídio depende não apenas de penas mais severas, mas também de uma atuação mais rápida e eficiente das instituições responsáveis pela investigação, julgamento e execução das penalidades.
A Lei do Feminicídio completa 10 anos como um marco na legislação brasileira, mas seu impacto só será verdadeiramente eficaz quando os números de violência reduzirem de forma significativa e a impunidade deixar de ser um obstáculo para a justiça. Enquanto isso não ocorre, o desafio de garantir a segurança e a dignidade das mulheres permanece uma luta constante e urgente.

Leia Também

foto-impostos-editorial-28-05-25

Dia Livre

No próximo dia 29 de junho, consumidores de todo o país terão a oportunidade de adquirir produtos e serviços com descontos que podem chegar a até 70% durante o Dia Livre de Impostos (DLI). A campanha, que conta com a…
foto-editorial-inss-27-05-2025

Ferida aberta

A recente operação da Polícia Federal, que revelou um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), escancara, mais uma vez, uma das maiores chagas da istração pública brasileira: a corrupção institucionalizada, que se alimenta da fragilidade…
foto-terras-raras-edirorial-26-05-2025

Terras raras

A região de Poços de Caldas se encontra, mais uma vez, no centro de um debate complexo que envolve desenvolvimento econômico e preservação ambiental. A iminente exploração de terras raras no município e nos arredores traz à tona uma discussão…
foto-editorial-deficiencia-23-05-2025

Inclusão é direito

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam uma realidade que não pode mais ser invisibilizada: o Brasil possuía, em 2022, 14,4 milhões de pessoas com deficiência. Isso significa que 7,3% da população com dois anos…
foto-turismo-editorial-22-05-2025

Potencial turístico

Minas Gerais demonstra resiliência no setor de turismo, com crescimento de 1,0% no volume de atividade turística em março de 2025, na comparação com fevereiro. O dado, divulgado pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base na Pesquisa…
foto-editorial-emprego-21-05-2025

Motor do emprego

O dinamismo das micro e pequenas empresas (MPEs) segue sendo essencial para a geração de empregos em Minas Gerais. Nos três primeiros meses de 2025, o estado abriu 75.896 novos postos de trabalho, e mais da metade desse total —…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!