img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
Fotos: Joabe Lima | Divulgação

​Primeiro Curso de Pajés reúne povo Tikmũ’ũn para celebrar cultura

Data da Publicação:

15/01/2025

Belo Horizonte, MG – Entre os dias 10 e 13 de janeiro, a comunidade Tikmũ’ũn-Maxakali se reuniu na Aldeia Vila Nova, localizada na Terra Indígena Maxakali, em Minas Gerais, para o primeiro Curso de Pajés. O evento marcou um momento inédito de celebração e fortalecimento das práticas culturais, espirituais e sociais dos pajés, considerados pilares da tradição indígena.

Durante o encontro, líderes espirituais, mulheres, crianças e agentes agroflorestais compartilharam saberes e experiências, reafirmando a profunda conexão do povo Tikmũ’ũn com sua terra, sua história e seus cantos sagrados.

De acordo com Rosângela de Tugny, coordenadora-geral do projeto Hãmhi | Terra Viva, o encontro foi um marco histórico. “Com todas essas aldeias e toda essa contingência histórica que isolou os pajés, a oportunidade de se encontrarem nesse momento foi muito importante e intensa. A quantidade de cantos, a força deles, e o fato de reunir todos os pajés para cantar juntos foi algo muito marcante.”

Trocas, memórias e cantos pela terra e pelo futuro

Os pajés aproveitaram o encontro para destacar a necessidade urgente de “curar a terra” e relembraram figuras históricas que lutaram pela terra, como Cascorado e Capa Onça, lideranças assassinadas por reivindicarem a ampliação do território. A discussão reforçou o protagonismo dos Tikmũ’ũn na construção de projetos que não apenas promovam a sustentabilidade, mas também mantenham vivas as práticas culturais e a autonomia da comunidade.

“Os pajés são cuidadores da história, guardam as memórias dos anteados e estão ando os conhecimentos deles para os jovens, para continuar fortalecendo nosso território. Nós vamos curar a terra”, afirma Isael Maxakali, liderança, pesquisador Doutor pela UFMG, artista e cineasta.

Outro momento forte foi a distribuição de sementes crioulas, incluindo sementes de Jerivá, doadas pela Teia dos Povos. Para Rosângela, a doação teve um simbolismo especial: “Houve muita lembrança das sementes dos ancestrais, e os pajés expressaram grande felicidade ao receber as sementes. Foi um momento de renovação e esperança.”, conta.

A vivência no viveiro-escola, chamado de “útero da floresta”, também emocionou os participantes. Durante as atividades, grupos de pajés e mulheres cantaram entre as mudas, transformando o espaço em uma verdadeira “caixa acústica”.

Hãmhi | Terra Viva: uma transformação em curso

O Curso de Pajés foi realizado em uma região que já vivencia os resultados positivos do projeto Hãmhi | Terra Viva, idealizado por um grupo de pesquisadores indígenas e não-indígenas, em parceria com o Instituto Opaoká e com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais. Em um ano e meio, o projeto recuperou 150 hectares de Mata Atlântica e implementou 60 hectares de quintais agroflorestais, fortalecendo a soberania alimentar e cultural da comunidade.

O evento se encerrou com intensas corridas de despedida, cantos e lágrimas, reforçando o entendimento coletivo sobre a importância de fortalecer os pajés e a tradição Tikmũ’ũn. Depoimentos de jovens da Aldeia Verde, que trabalham para manter vivas as práticas espirituais em meio à ausência de pajés mais velhos, reafirmaram o compromisso da nova geração com a continuidade das tradições.

Leia Também

Foto: Divulgação

Prefeitura abre o Junho Verde com programação educativa a partir do dia dois

Poços de Caldas, MG - Com o tema “Conectando o município para um futuro sustentável”, a Prefeitura de Poços de Caldas inicia na próxima segunda-feira (2), a programação especial do Junho Verde, mês dedicado à preservação ambiental, à conscientização e…
Foto: Divulgação

CEI Orcy Bento Gonçalves Cardoso realiza “Dia de quem cuida de mim”

Poços de Caldas, MG - No último sábado (24), a comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Municipal Professora Orcy Bento Gonçalves Cardoso, no Jardim Esperança, na região sul da cidade, celebrou o Dia de Quem Cuida de Mim. Tudo…
Foto: Divulgação

Nova fase da obra da quadra do Jardim Itamaraty tem início com instalação da estrutura metálica

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas avança em mais uma etapa da construção da quadra poliesportiva no Jardim Itamaraty. Nesta fase, foi concluída a instalação da estrutura metálica de cobertura, marcando um importante progresso na…
Foto: Divulgação

Comitê de Enfrentamento discute aumento dos casos de SRAG em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Na manhã desta terça-feira (27), o Comitê de Avaliação para Enfrentamento de Doenças Respiratórias, com foco na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), realizou sua primeira reunião estratégica do ano. O encontro teve como objetivo apresentar…
Foto: Divulgação

IFSULDEMINAS promove encontro com lideranças empresariais para apresentar a Cidade da Inovação

Poços de Caldas, MG - Estão abertas até esta quarta-feira, 28, as inscrições para participação no encontro exclusivo com lideranças empresariais e institucionais para apresentar o projeto Cidade da Inovação, iniciativa que está movimentando o ecossistema de tecnologia e desenvolvimento…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas tem baixo risco de infestação por Aedes aegypti, aponta segundo LIRAa de 2025

Poços  de Caldas, MG - O segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 foi realizado entre os dias 19 e 23 de maio, pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, por meio do Departamento…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!