img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
zona_15

Câmara suspende contrato com empresa que explora a Zona Azul

Data da Publicação:

15/10/2024

Poços de Caldas, MG – Na sessão desta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou a sustação do Contrato n.º 19/2016, firmado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Explora Participações em Tecnologia e Sistema da Informação LTDA (EXP Parking). O contrato, que trata da concessão de serviços públicos, exploração da Zona Azul, foi suspenso com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo n.º 8/2024, e o decreto entra em vigor na data de sua publicação.
O debate em torno do Projeto de Decreto Legislativo foi impulsionado pelo Requerimento n.º 923/2024, que trouxe à tona diversas queixas da população sobre a atuação da EXP Parking no município. Os vereadores relataram o recebimento de inúmeras reclamações de munícipes que se consideram prejudicados pelos serviços prestados pela empresa. Esse descontentamento generalizado motivou o Legislativo a considerar a intervenção no contrato.
Para embasar a decisão, os vereadores protocolaram, em 2 de maio de 2024, o Ofício de Gabinete n.º 69/2024. O documento foi direcionado à Procuradoria da Câmara Municipal, solicitando parecer sobre a constitucionalidade e legalidade de uma possível intervenção legislativa. A Procuradoria analisou a viabilidade da sustação do contrato entre a Prefeitura e a EXP Parking, resultando na aprovação do projeto de decreto legislativo.
O parecer confirmou que o Legislativo possui competência para sustar a execução de contratos istrativos, desde que identificada a ilegalidade.
De acordo com o parecer, a sustação de contratos istrativos, e não apenas de atos istrativos, é permitida pela legislação. O entendimento jurídico baseou-se nos artigos 71, §1.º, e 75 da Constituição Federal, além do artigo 76, §1.º, da Constituição Estadual. No âmbito municipal, o parecer citou os artigos 73 e 102 da Lei Orgânica, que reforçam a prerrogativa da Câmara em adotar medidas de sustação em situações que envolvam contratos e atos istrativos.
O setor jurídico destacou que a decisão de sustar um contrato se encontra dentro da competência privativa do Legislativo, especialmente quando há suspeitas de irregularidades que possam ferir a legalidade do processo. O dilema principal agora é o procedimento a ser adotado pela Câmara para efetivar a medida, considerando que se trata de uma ação que requer embasamento e formalidades específicas.
Na votação desta terça-feira apenas o vereador Claudiney Marques votou contra a sustação do contrato. O Mantiqueira tentou uma fala da presidência da Câmara sobre assunto, mas não teve resposta. A empresa também foi procurada, mas não conseguimos falar com os responsáveis.

Após a promulgação, o Decreto Legislativo é enviado ao Poder Executivo para providências. O contrato fica apenas suspenso. Somente o Executivo tem o poder de decidir sobre encerramento, retomada, aplicação de sanções etc.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu pede intervenções em diversas vias para mais segurança no trânsito de Poços

Poços de Caldas, MG - Acompanhado do secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Rafael Tadeu Conde Maria, e de servidores da pasta, o vereador Douglas Dofu (União) esteve em diversas vias públicas do município conferindo a necessidade de…
Foto: CMPC/Divulgação

Álvaro Cagnani quer informações sobre capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação

Poços de Caldas, MG - No início desta Legislatura, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) apresentou um Requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre a capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação. A Lei Federal n. 13.722/2018 e a Lei Municipal…
Foto: PMR/Divulgação

Poços recebe a nova sede da 5ª Companhia da PMR, a mais moderna de Minas Gerais

Poços de Caldas, MG - Na manhã desta quinta-feira (22), foi inaugurada em Poços de Caldas a nova sede da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), considerada a mais moderna do Estado de Minas Gerais. A cerimônia…
Foto: PMPC/Divulgação

Governador Romeu Zema visita Centro istrativo

Poços de Caldas, MG - Nesta quinta-feira (22), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visitou o Centro istrativo de Poços de Caldas e se mostrou impressionado com a estrutura do prédio. O local, que abriga todas as secretarias municipais,…
Foto: CMPC/Divulgação

Festival da Cidadania vai receber estudantes de 17 municípios da região

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira (23), a Escola do Legislativo da Câmara de Poços realiza o Festival da Cidadania – Parlamento Jovem de Minas 2025. O evento, que reunirá estudantes e coordenadores do PJ de 17 municípios…
Foto: Divulgação

Realizada Audiência na Câmara Municipal debatendo políticas públicas para o artesanato em Poços

Poços de Caldas, MG – A Câmara Municipal de Poços de Caldas realizou nesta quarta-feira (22) uma audiência pública com o tema “Políticas Públicas para o Artesanato Local”, proposta por meio do Requerimento 36/2025, de autoria do vereador Wellington Paulista…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!