img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
liv_30

Ensaio biográfico da trajetória de Cypriano Joseph da Rocha

Data da Publicação:

30/08/2024

Poços de Caldas, MG – Ensaio biográfico retoma a trajetória de Cypriano Joseph da Rocha, ouvidor da Comarca do Rio das Mortes, da Minas Setecentista e “fundador” de um Arraial que originou o atual Sul de Minas Gerais. A obra é de autoria do português António Andresen Guimarães, hexaneto e biógrafo do homenageado. Sua vinda ao Brasil, para a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, marca o lançamento da edição brasileira, pela Krauss, editora mineira, sediada em Poços de Caldas, após sucesso da edição portuguesa nos dois lados do Atlântico.
Dentre os muitos marcos iniciais para o Sul de Minas Gerais, deve-se necessariamente mencionar um deles, a fundação do Arraial de São Cipriano, obra do ouvidor da comarca do Rio das Mortes, na Capitania de Minas, o português nascido em Ponte da Barca, Alto Minho, Cypriano Joseph da Rocha e a Carta (ou o conjunto de 5 Cartas) escritas por ele entre 4 de outubro de 1737 a 7 de janeiro de 1738 com tal relato. Aliás, para os integrantes do Ecossistema Literário Sul-Mineiro, este é o marco que sinalizou o primeiro momento da Literatura na região, tal como é a Lenda da Amantykir para a Oratura da Serra da Mantiqueira e Bacia do Rio Grande. Quase 300 anos depois, a trajetória do ouvidor minhoto está registrada em livro. Trata-se da obra Cypriano Joseph da Rocha – Um relato entre Portugal e o Brasil na Idade do Ouro, um ensaio biográfico de autoria de seu hexaneto, o lisboeta António Andresen Guimarães. A edição portuguesa ficou a cargo da Imprensa Nacional de Portugal e foi lançada em junho de 2020, na biblioteca desta editora e posteriormente em agosto do mesmo ano no Jardim dos Poetas em Ponte da Barca. Agora é a vez do lançamento do livro em edição brasileira pela Krauss Editora, no próximo dia 6 de setembro, a partir das 14h, no maior evento cultural e literário da América Latina, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Nesta oportunidade, além do lançamento da edição brasileira, acontecerá a de um Acordo de Cooperação Turística Internacional entre a Quinta de Cypriano, no Norte de Portugal, representada por António Andresen Guimarães e o Museu da Conversa Macanuda, MuCMac, no Sul de Minas Gerais, representado por Magda Krauss. Este, um espaço museal, que conterá todas as fac-símiles das cartas oficiais e particulares do Ouvidor Cypriano e um polo de internacionalização do turismo literário do e no Sul de Minas Gerais, uma vez que já conta com cerca de uma centena de roteiros turísticos literários, como é o caso do Caminho do Ouvidor Cypriano, o COC. Também serão apresentados Programas de Leitura das Cartas de Cypriano em todo o Sul de Minas Gerais, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Tal iniciativa é um desdobramento do que já ocorre em outros contextos, desde os anos 1980, como são os casos das Redes Sul-Mineiras de Amigos da Biblioteca e de Clubes de Leitura, que tiveram à frente Professor Serrano e grupos de bibliotecários, arquivistas, museólogos e mediadores de leitura coordenados por Sara Rocha, Ana Macedo, Betânia Guimarães, Maria Helena Penteado, Priscila Moraes, dentre outros. Além de ser um prolongamento dos trabalhos de pesquisas histórico-geográficas e criação artístico-literárias desenvolvido nas Academias de Letras e Institutos Históricos e Geográficos do Sul de Minas Gerais, todas entidades regionais e sediadas, em Poços de Caldas, a cidade que os sul-mineiros elegeram como a Capital Literária Sul-Mineira e que está irmanada/geminada, desde 2023, com Ponte da Barca, a terra natal do Ouvidor Cypriano Joseph da Rocha, um exitoso processo paradiplomático que propiciou a internacionalização do Sul de Minas Literário.

Serviço
Evento: Lançamento do Livro Cypriano Joseph da Rocha, de António Andresen Guimarães
Local: Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: 6 de setembro de 2024
Horário da Apresentação do Livro (Auditório Ziraldo): 14h às 15h
Horário da Sessão de Autógrafos (Rua E, Estande 18 da Loyola): 15h30 às 17h30
Realização, correalização e apoio
– Bienal Internacional do Livro de São Paulo
– Krauss Editora
– Livraria Loyola
– Amigos Sul-Mineiros de Cipriano

Leia Também

Foto: Divulgação

Escritor residente em Poços doa livro de sua autoria para o acervo da Biblioteca Centenário

Poços de Caldas, MG - O autor João Brígido, residente em Poços de Caldas, doou exemplares do livro de sua autoria “No Bolso do Coveiro” para o acervo da Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca. Na última semana, ele…
foto-cordelteca-chega-ao-ceu-da-zona-leste-28-05-25

Cordelteca chega ao CEU da zona leste

Poços de Caldas, MG - Até o mês de julho, a Cordelteca de Poços pode ser visitada no Centro de Artes e Esportes Unificado, o CEU da zona leste. A iniciativa itinerante, que teve início na Biblioteca Centenário e já…
foto-tardes-tropicais-abre-temporada-2025-neste-domingo-no-mirante-santa-rita-27-05-25

Tardes Tropicais abre temporada 2025 neste domingo no Mirante Santa Rita

Poços de Caldas, MG - Neste domingo, 1º de junho, o projeto Tardes Tropicais dá início à sua programação 2025 com uma tarde especial de música ao ar livre, no Mirante Santa Rita, em Poços de Caldas. O evento é…
foto-projeto-movimente-se-realiza-gincana-solidaria-e-arrecada-doacoes-para-o-gaapo-27-05-25

Projeto Movimente-se realiza gincana solidária e arrecada doações para o GAAPO

Poços de Caldas, MG – O projeto Movimente-se, idealizado pela professora Cibele Penido, promoveu recentemente uma gincana solidária entre as participantes com um importante objetivo: ajudar o GAAPO (Grupo de Assistência e Apoio a Pacientes Oncológicos). A ação resultou na…
foto-bandas-marciais-de-pocos-recebem-homenagem-pelas-conquistas-na-copa-america-virtual-de-bandas-e-fanfarras-27-05-25

Bandas marciais de Poços recebem homenagem pelas conquistas na Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras

Poços de Caldas,MG - Na última semana, o prefeito Paulo Ney acompanhado do secretário de Educação, Marcus Lemos, recebeu em seu gabinete os regentes e integrantes das bandas marciais do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza e da Escola…
Foto: Divulgação

Temporada de Espetáculos segue na próxima semana, com entrada gratuita, na Urca

Poços de Caldas, MG - A programação da Temporada de Espetáculos Premiados segue na próxima semana, no Espaço Cultural da Urca, com entrada gratuita e aberta. De 28 de maio a 1º de junho, mais quatro apresentações de teatro musical…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!