img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
idade_editorial_23

Expectativa

Data da Publicação:

23/08/2024

A esperança de vida ao nascer no Brasil, conhecida como expectativa de vida, atingiu 76,4 anos em 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O impacto da pandemia de COVID-19 interrompeu momentaneamente a tendência de crescimento da expectativa de vida, mas os novos dados indicam um retorno a padrões históricos. Para quem nasceu em 2023, a expectativa de vida é de 79,7 anos para as mulheres e 73,1 anos para os homens, refletindo a persistente desigualdade de gênero nesse indicador.
O choque externo de mortalidade causado pela pandemia foi evidente em 2021 e 2022, com a queda temporária na expectativa de vida. No entanto, a recuperação desse indicador demonstra a resiliência do sistema de saúde e da população diante de um cenário tão desafiador. Com a retomada dessa tendência positiva, o Brasil volta a seguir o caminho de envelhecimento gradual da população.
A idade média dos brasileiros, que era de 28,3 anos em 2000, subiu para 35,5 anos em 2023 e deve chegar a 48,4 anos em 2070. Este dado reforça a necessidade de políticas públicas voltadas para a longevidade, como a reestruturação dos sistemas de saúde e previdência, a promoção de um envelhecimento saudável e a adaptação do mercado de trabalho a uma população cada vez mais idosa.
Esse processo de envelhecimento também traz desafios significativos. A sustentabilidade econômica, o cuidado aos idosos e a manutenção de uma rede de proteção social adequada são questões que precisam estar no centro das discussões políticas e econômicas.
Além disso, é preciso considerar a preparação da sociedade para lidar com uma estrutura demográfica em que a população economicamente ativa se torna proporcionalmente menor.
Estamos às vésperas de uma eleição e esta pauta não deveria faltar nas discussões eleitorais.

Leia Também

foto-impostos-editorial-28-05-25

Dia Livre

No próximo dia 29 de junho, consumidores de todo o país terão a oportunidade de adquirir produtos e serviços com descontos que podem chegar a até 70% durante o Dia Livre de Impostos (DLI). A campanha, que conta com a…
foto-editorial-inss-27-05-2025

Ferida aberta

A recente operação da Polícia Federal, que revelou um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), escancara, mais uma vez, uma das maiores chagas da istração pública brasileira: a corrupção institucionalizada, que se alimenta da fragilidade…
foto-terras-raras-edirorial-26-05-2025

Terras raras

A região de Poços de Caldas se encontra, mais uma vez, no centro de um debate complexo que envolve desenvolvimento econômico e preservação ambiental. A iminente exploração de terras raras no município e nos arredores traz à tona uma discussão…
foto-editorial-deficiencia-23-05-2025

Inclusão é direito

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam uma realidade que não pode mais ser invisibilizada: o Brasil possuía, em 2022, 14,4 milhões de pessoas com deficiência. Isso significa que 7,3% da população com dois anos…
foto-turismo-editorial-22-05-2025

Potencial turístico

Minas Gerais demonstra resiliência no setor de turismo, com crescimento de 1,0% no volume de atividade turística em março de 2025, na comparação com fevereiro. O dado, divulgado pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base na Pesquisa…
foto-editorial-emprego-21-05-2025

Motor do emprego

O dinamismo das micro e pequenas empresas (MPEs) segue sendo essencial para a geração de empregos em Minas Gerais. Nos três primeiros meses de 2025, o estado abriu 75.896 novos postos de trabalho, e mais da metade desse total —…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!