img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
inb_21

Barragem de rejeitos da INB em Caldas tem nível de emergência retirado

Data da Publicação:

21/08/2024

Caldas, MG – A Barragem de Rejeitos da Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC), da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), tem Declaração de Condição de Estabilidade positiva atestada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e por consequência, classificação de Nível de Emergência retirada.
A partir de julho de 2023, a ANM ou a fiscalizar as barragens de mineração e apesar da Barragem de Rejeitos (BAR) atender aos requisitos normativos referentes ao estado de conservação, segurança hidráulica, entre outros, devido única e exclusivamente aos fatores de segurança estarem abaixo do mínimo atual, a Barragem foi enquadrada no Nível de emergência 1.
Com o avanço tecnológico e social ao longo dos anos, houve a criação e diversas revisões das normativas voltadas para barragens, com critérios mais rigorosos, posteriores à construção da BAR, pertencente ao primeiro empreendimento de lavra de Urânio no Brasil.
Em atendimento às novas exigências, a INB vem realizando diversas atividades e contratações, com o objetivo de melhorias e obter informações detalhadas da estrutura e materiais que a compõem, extremamente importantes para atualização dos estudos de estabilidade.
A partir da Declaração de Nível de Emergência 1, a INB intensificou ainda mais as atividades e estudos, como sondagens, topografia, vistorias, ensaios, dados de monitoramentos, entre outros, como é o exemplo do ensaio de “Cisalhamento direto em caixa de grandes dimensões”, inédito na INB e raro no Brasil, demandando grande esforço e expertise do corpo técnico da empresa.
O refino das análises de estabilidade estrutural resultou, em maio de 2024, em dados mais maduros, auditados por duas empresas distintas, externas e independentes, chegando em ambos os casos a fatores de segurança superiores ao mínimo requerido nas normas atuais e, portanto, atestando a estabilidade do barramento.
Esses resultados foram enviados à ANM, que após sua análise retirou a classificação de Nível de Emergência da Barragem de Rejeitos, estando atualmente com estabilidade garantida e completamente adequada às normativas quanto à segurança.
A INB informa que a garantia de segurança da barragem é um processo constante que envolve inspeções, manutenção, monitoramento e melhorias e reforça seu compromisso contínuo em uma comunicação transparente com a sociedade assim como empenho para que a Barragem permaneça adequada e segura conforme requisitos dos órgãos reguladores.
A Barragem de Rejeitos foi construída no início da década de 80, projetada pelo Engenheiro Victor de Mello, referência nacional e internacional em engenharia geotécnica, tendo participado da construção dos mais importantes projetos de engenharia do país, como as barragens Foz do Areia, Pedra do Cavalo e Tucuruí, Rodovia dos Imigrantes, Ferrovia do Aço, obras geotécnicas dos aeroportos de Confins, Galeão e Manaus e, ainda, refinarias e fábricas de aço e alumínio, como Açominas, Albrás e Alunorte.
Seu objetivo era conter os rejeitos provenientes da exploração e processamento de urânio e o método construtivo foi enrocamento compactado (pedras) e etapa única, considerado ainda como o mais seguro para Barragens de Mineração. É importante ressaltar que a barragem não foi construída com rejeitos e nem mesmo alteada. Foi projetada visando atingir um fator de segurança de 1,25, utilizando metodologia de cálculos conservadores, o que para a época atendia as referências de projetos internacionais para grandes barragens.

Leia Também

Foto: Divulgação

Prefeitura abre o Junho Verde com programação educativa a partir do dia dois

Poços de Caldas, MG - Com o tema “Conectando o município para um futuro sustentável”, a Prefeitura de Poços de Caldas inicia na próxima segunda-feira (2), a programação especial do Junho Verde, mês dedicado à preservação ambiental, à conscientização e…
Foto: Divulgação

CEI Orcy Bento Gonçalves Cardoso realiza “Dia de quem cuida de mim”

Poços de Caldas, MG - No último sábado (24), a comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Municipal Professora Orcy Bento Gonçalves Cardoso, no Jardim Esperança, na região sul da cidade, celebrou o Dia de Quem Cuida de Mim. Tudo…
Foto: Divulgação

Nova fase da obra da quadra do Jardim Itamaraty tem início com instalação da estrutura metálica

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas avança em mais uma etapa da construção da quadra poliesportiva no Jardim Itamaraty. Nesta fase, foi concluída a instalação da estrutura metálica de cobertura, marcando um importante progresso na…
Foto: Divulgação

Comitê de Enfrentamento discute aumento dos casos de SRAG em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Na manhã desta terça-feira (27), o Comitê de Avaliação para Enfrentamento de Doenças Respiratórias, com foco na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), realizou sua primeira reunião estratégica do ano. O encontro teve como objetivo apresentar…
Foto: Divulgação

IFSULDEMINAS promove encontro com lideranças empresariais para apresentar a Cidade da Inovação

Poços de Caldas, MG - Estão abertas até esta quarta-feira, 28, as inscrições para participação no encontro exclusivo com lideranças empresariais e institucionais para apresentar o projeto Cidade da Inovação, iniciativa que está movimentando o ecossistema de tecnologia e desenvolvimento…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas tem baixo risco de infestação por Aedes aegypti, aponta segundo LIRAa de 2025

Poços  de Caldas, MG - O segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 foi realizado entre os dias 19 e 23 de maio, pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, por meio do Departamento…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!