img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
meninos_18

Os meninos da rua Paulo: conheça ou revisite a obra de Ferenc Molnár

Data da Publicação:

18/04/2024

Poços de Caldas, MG – Publicada em 1907, a história dos meninos que travam batalhas pela posse do “grund” da rua Paulo, um pedaço de terra cercado onde se brinca à vontade, é conhecida por leitores de todo o mundo. “Os meninos da rua Paulo”, de Ferenc Molnár, é a indicação de leitura das bibliotecas públicas desta semana.
A luta pelo “grund” vai além da vontade de comandar o local: ali, infância e fantasia prevalecem sobre as imposições do mundo adulto. O espírito de aventura, amizade e heroísmo presente nesta obra é capaz de transpor qualquer barreira de tempo, espaço ou idade.
Para os meninos da rua Paulo, os dias em Budapeste seguem uma rotina rigorosa. Depois da aula, à tarde, eles se reúnem no “grund”, um terreno junto a uma serraria, onde brincam, jogam bola e criam as próprias regras. Ali, as lideranças são bastante definidas e cada um ocupa sua posição com orgulho.
Lá também se funda a Associação do Betume, uma organização com direito a presidente, tesoureiro e ao grande livro. Esse dia a dia, no entanto, é radicalmente transformado quando outro grupo decide ocupar aquele território protegido.
Os meninos da rua Paulo atravessou o século XX encantando gerações em todo o mundo. A história desses bravos e leais meninos conquistou leitores que se viram em situações parecidas ― mesmo que em lugares muito distantes da Hungria, como o Brasil. Um romance que representa, de forma magnífica, a agem da infância para a juventude, com algumas agens comoventes e outras deliciosamente alegres.
O autor Ferenc Molnár nasceu em 1878, em Budapeste, na Hungria. Dramaturgo, escritor e jornalista, trabalhou como correspondente durante a Primeira Guerra Mundial. Sua vasta obra, que inclui peças de teatro, contos e romances voltados tanto para o público adulto quanto o infantojuvenil, é conhecida por retratar a vida cotidiana das ruas da Hungria. Molnár morreu aos 74 anos nos Estados Unidos, para onde emigrou fugindo da perseguição aos judeus húngaros durante a Segunda Guerra Mundial.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o o ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
Os meninos da rua Paulo está disponível para empréstimo em quatro unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.

Leia Também

Foto: Divulgação

Temporada de Espetáculos segue na próxima semana, com entrada gratuita, na Urca

Poços de Caldas, MG - A programação da Temporada de Espetáculos Premiados segue na próxima semana, no Espaço Cultural da Urca, com entrada gratuita e aberta. De 28 de maio a 1º de junho, mais quatro apresentações de teatro musical…
Foto: Divulgação

Você já ouviu falar em lipedema? Milhões de brasileiras convivem com a condição sem saber

Poços de Caldas, MG - Sabia que cerca de 5 a 9 milhões de brasileiras podem sofrer de lipedema sem nem sequer terem sido diagnosticadas? Estima-se que entre 10% e 18% das mulheres no Brasil convivam com essa condição crônica,…
Foto: Divulgação

Biblioteca Centenário recebe projeto literário para a comunidade, com encontros gratuitos

Poços de Caldas, MG - A partir do dia 16 de junho, às 19h, a Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca, recebe uma nova iniciativa cultural: o projeto “Encontros com a Literatura Portuguesa Contemporânea”, idealizado pelo leitor, professor,…
foto-serie-de-biografias-indica-chico-xavier-a-reencarnacao-de-kardec-nesta-semana-22-05-25

Série de Biografias indica Chico Xavier – A reencarnação de Kardec nesta semana

Poços de Caldas, MG - Dando sequência às sugestões de biografias, Chico Xavier – A reencarnação de Kardec, escrito por Carlos Antônio Baccelli, em 2005 e publicado pela editora Leep, é a indicação das bibliotecas públicas para esta semana. A…
foto-circuito-saberes-das-historias-reune-artistas-indigenas-em-programacao-especial-22-05-25

Circuito Saberes das Histórias reúne artistas indígenas em programação especial

Poços de Caldas, MG - Entre os dias 23 a 26 de maio, a cidade de Poços de Caldas será palco do Circuito Saberes das Histórias, um encontro potente entre arte, ancestralidade e resistência. A programação contará com a participação…
foto-ims-pocos-recebe-apresentacao-musical-com-ternos-de-congos-de-pocos-no-projeto-ritmos-de-sao-benedito-22-05-25

IMS Poços recebe apresentação musical com Ternos de Congos de Poços no projeto “Ritmos de São Benedito”

Poços de Caldas, MG - No dia 25 de maio (domingo), às 10h, o IMS Poços promove mais um encontro musical na jabuticabeira, com a apresentação “Ritmos de São Benedito”. A ação valoriza uma das mais tradicionais manifestações culturais do…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!