img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }

“Receita Sem Dúvida” esclarece os serviços e atividades da Receita Federal

Data da Publicação:

05/03/2024

A proposta dessa coluna é esclarecer as principais dúvidas da população sobre os serviços e atividades da Receita Federal. A Receita Federal do Brasil promove a conscientização da importância socioeconômica dos tributos para a sociedade como um todo. Para mais informações procure nossos canais de atendimento.

 

ASSUNTO – Isenção para compra de carro – PARTE I

 

1 – Quem tem direito à isenção de IPI?

De acordo com a Lei nº 8.989/1995, as seguintes pessoas têm direito à isenção de IPI para comprar um carro:

o motorista profissional autônomo (taxista), titular da autorização, permissão ou concessão, em veículo próprio, inclusive se for MEI, mesmo que não possa exercer a profissão temporariamente, por seu veículo ter sido furtado, roubado ou sofrido perda total;

a cooperativa de trabalho, permissionária ou concessionária de transporte público de ageiros, na categoria de aluguel (táxi);

a pessoa com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista, ainda que menor de 18 (dezoito) anos, diretamente ou por intermédio do seu representante legal.

 

2 – Quem tem direito à isenção de IOF?

De acordo com a Lei nº 8.383/1991, as seguintes pessoas têm direito à isenção de IOF para financiar um carro: o motorista profissional autônomo (taxista), titular da autorização, permissão ou concessão, em veículo próprio, inclusive se for MEI, mesmo que não possa exercer a profissão temporariamente, por seu veículo ter sido furtado, roubado ou sofrido perda total;

a cooperativa de trabalho, permissionária ou concessionária de transporte público de ageiros, na categoria de aluguel (táxi);

a pessoa com deficiência física, da qual decorra incapacidade total para dirigir automóvel convencional, atestada mediante laudo emitido pelo Departamento de Trânsito (Detran) do estado onde reside em caráter permanente, o qual deve especificar as adaptações especiais que devem ser feitas no veículo para permitir sua condução pela pessoa com a deficiência atestada.

 

3 – Visão monocular dá direito à isenção de IPI?

Não.

A Lei nº 14.126/2021 incluiu a visão monocular entre as deficiências sensoriais, do tipo visual, para todos os efeitos legais. Com isso a pessoa com tal deficiência ou a ter os direitos gerais, comuns a todos os deficientes. No entanto, a Lei nº 8.989/1995, que trata especificamente da isenção de IPI na aquisição de veículos não sofreu qualquer alteração.

Como a lei específica se sobrepõe à lei geral (princípio da especialidade) a situação continua inalterada, sendo aplicada a regra do art. 1º, § 2º da Lei nº 8.989/1995:

“Para a concessão do benefício previsto no art. 1º é considerada pessoa portadora de deficiência visual aquela que apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20°, ou ocorrência simultânea de ambas as situações”.

 

4 – Quem tem isenção de imposto de renda por doença grave, tem direito à isenção de IPI ou IOF?

Não há uma relação direta entre a isenção de imposto de renda por doença grave (Lei nº 7.713/1988) e as isenções de IPI e IOF para compra de carro (Leis nº 8.383/1991 e 8989/1995). Para ter direito à isenção de IPI ou IOF, a pessoa deve atender aos requisitos previstos na legislação específica.

 

5 – Quais as principais diferenças entre as isenções de IPI e IOF?

A isenção de IPI pode ser usada a cada 2 (dois) anos no caso de taxistas e a cada 3 (três) anos no caso de pessoas com deficiência ou transtorno do espectro autista, enquanto a isenção de IOF só pode ser usada uma única vez.

A isenção de IOF somente se aplica a a automóveis de ageiros de até 127 HP de potência bruta (SAE). A isenção IPI possui outras exigências, como, por exemplo, a classificação do veículo na posição 87.03 da Tabela de Incidência do IPI (TIPI), com requisitos distintos para as modalidades IPI-Taxistas e IPI-Pessoas com Deficiência.

No caso de pessoa com deficiência, a isenção de IPI engloba as deficiências física, mental, visual e auditiva, além de autismo, mas a de IOF só abrange a deficiência física.

Para obter a isenção de IOF, o laudo médico para pessoa com deficiência física deve ser emitido obrigatoriamente pelo DETRAN do estado onde a pessoa reside. Já para o IPI, o laudo pode ser emitido tanto pelo DETRAN como por entidades conveniadas ao SUS.

 

Para maiores informações procure nossos canais de atendimento:

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/chat

Fonte: Receita Federal

 

Leia Também

foto-profissionais-da-atencao-basica-participam-de-capacitacao-sobre-sifilis-na-gestacao-22-05-25

Profissionais da Atenção Básica participam de capacitação sobre sífilis na gestação

Poços de Caldas, MG - Médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Básica de Saúde participaram, nos dias 20 e 21 de maio, de uma capacitação sobre sífilis com ênfase na gestação. O evento foi realizado no auditório do Centro…
foto-pocos-de-caldas-promove-o-junho-verde-com-foco-em-educacao-e-sustentabilidade-22-05-25

Poços de Caldas promove o Junho Verde com foco em educação e sustentabilidade

Poços de Caldas, MG - Com o tema “Conectando o município para um futuro sustentável”, a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria de Educação, realiza ao longo…
foto-servico-de-abordagem-social-realiza-mais-de-3500-abordagens-durante-o-mes-de-abril-22-05-25

Serviço de Abordagem Social realiza mais de 3500 abordagens durante o mês de abril

Poços de Caldas, MG - O Serviço de Abordagem Social, responsável pela busca ativa, atendimento inicial e encaminhamento de pessoas em situação de rua na cidade, realizou 3.592 abordagens durante o mês de abril, com 81 encaminhamentos para os municípios…
foto-prefeito-de-pocos-integra-comitiva-brasileira-em-conferencia-global-sobre-transformacao-digital-22-05-25

Prefeito de Poços integra comitiva brasileira em conferência global sobre transformação digital

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas foi oficialmente convidada a participar da e-Governance Conference 2025, um dos mais importantes encontros internacionais sobre transformação digital na istração pública. A cidade será representada pelo prefeito Paulo Ney e pelo secretário…
foto-nao-se-cale-tecnica-de-enfermagem-vitima-de-ofensas-racistas-em-pocos-de-caldas-e-homenageada-pelo-coren-mg-22-05-25

“Não se cale”: Técnica de Enfermagem vítima de ofensas racistas em Poços de Caldas é homenageada pelo Coren-MG

Poços de Caldas, MG - A técnica de Enfermagem Najila os da Silva, vítima de ofensas racistas durante o plantão em um hospital particular de Poços de Caldas, foi a convidada especial do lançamento da campanha “Basta de Violência contra…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

Ponte da Avenida Celanese segue interditada; estrutura provisória atende pedestres e motos

Poços de Caldas, MG – A ponte localizada na região da Avenida Celanese, importante via de ligação para diversos bairros e os industriais de Poços de Caldas, continua intransitável para veículos desde que cedeu no mês de dezembro de 2024.…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!