img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
hip_15

“Na batida do Hip Hop” promove oficina de graffiti no CEU

Data da Publicação:

15/07/2022

Poços de Caldas, MG – Na última quarta-feira (13), os participantes das oficinas e frequentadores do Centro de Esportes e Artes Unificado, o CEU, da zona leste, tiveram uma atividade especial. Acostumados com as oficinas de Hip Hop, que acontecem no local por meio do projeto “Cultura & Arte Urbana – Na Batida do Hip Hop”, com o arte-educador Mário Castro Jr, eles tiveram contato com a expressão visual do graffiti, através dos grafiteiros Diego Style e Kinho e da expressão musical com o DJ Mancha.
“Foi uma tarde intensa e de trocas simbólicas significativas, onde as crianças e jovens que frequentam o local e o projeto puderam ter um contato pessoal e direto com essas expressões artísticas urbanas tão presentes em nossa sociedade”, relata Mário Castro Jr, que além de ministrar oficinas de dança de rua também coordena o projeto.
“O graffiti deriva do latim graphīre, que significa escrever, mas está diretamente relacionado ao graffito italiano para inscrição ou design, o substantivo literalmente significa “riscar”. Sua percepção não se dá solitariamente, mas sim pública, coletiva e democraticamente”, reforça.
Ainda segundo Mário, o DJ vem a ser o ator principal dessa cultura, não é à toa que ele carrega consigo a chancela de “first element” (primeiro elemento) da cultura hip hop, como um maestro que comanda uma festa através da arte de manipular os toca-discos.
“O projeto é de grande relevância dentro do escopo de trabalho do CEU, levando para a comunidade a linguagem da arte de rua, que conversa diretamente com a população. O CEU é parceiro da iniciativa e todos ficamos muito gratos quando uma ação tem tanto sucesso quanto a realizada nesta quarta-feira”, ressalta o coordenador do Centro de Artes e Esportes Unificado Franco Martins.
Idealizado em 2015, por Mário Castro Jr, o projeto tem como objetivo central proporcionar aos participantes vivências e experiências simbólicas com os elementos artísticos da cultura hip hop: dança, música e graffiti. O projeto é desenvolvido no CEU desde 2016 e, em 2018, foi premiado pela Funarte, estando entre as dez melhores iniciativas de arte-educação do país, única do interior.

Leia Também

Foto: Divulgação

Escritor residente em Poços doa livro de sua autoria para o acervo da Biblioteca Centenário

Poços de Caldas, MG - O autor João Brígido, residente em Poços de Caldas, doou exemplares do livro de sua autoria “No Bolso do Coveiro” para o acervo da Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca. Na última semana, ele…
Foto: Divulgação

Cordelteca chega ao CEU da zona leste

Poços de Caldas, MG - Até o mês de julho, a Cordelteca de Poços pode ser visitada no Centro de Artes e Esportes Unificado, o CEU da zona leste. A iniciativa itinerante, que teve início na Biblioteca Centenário e já…
Foto: Divulgação

Tardes Tropicais abre temporada 2025 neste domingo no Mirante Santa Rita

Poços de Caldas, MG - Neste domingo, 1º de junho, o projeto Tardes Tropicais dá início à sua programação 2025 com uma tarde especial de música ao ar livre, no Mirante Santa Rita, em Poços de Caldas. O evento é…
Foto: Divulgação

Projeto Movimente-se realiza gincana solidária e arrecada doações para o GAAPO

Poços de Caldas, MG – O projeto Movimente-se, idealizado pela professora Cibele Penido, promoveu recentemente uma gincana solidária entre as participantes com um importante objetivo: ajudar o GAAPO (Grupo de Assistência e Apoio a Pacientes Oncológicos). A ação resultou na…
Foto: Divulgação

Bandas marciais de Poços recebem homenagem pelas conquistas na Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras

Poços de Caldas, MG - Na última semana, o prefeito Paulo Ney acompanhado do secretário de Educação, Marcus Lemos, recebeu em seu gabinete os regentes e integrantes das bandas marciais do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza e da…
Foto: Divulgação

Temporada de Espetáculos segue na próxima semana, com entrada gratuita, na Urca

Poços de Caldas, MG - A programação da Temporada de Espetáculos Premiados segue na próxima semana, no Espaço Cultural da Urca, com entrada gratuita e aberta. De 28 de maio a 1º de junho, mais quatro apresentações de teatro musical…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!