img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }.g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin:0px; width:100%; max-width:1920px; height:100%; max-height:190px; } .g-2 { margin:0px; width:100%; max-width:800px; height:100%; max-height:635px; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }
Untitled-1

Pré-candidatos se afastam de programas de TV e rádio nesta quinta-feira

Data da Publicação:

29/06/2022

Brasília, DF – Vedações importantes estão previstas no Calendário Eleitoral para começar a vigorar dias 30 de junho e 2 de julho. De acordo com o art. 45, § 1º, da Lei nº 9.504/1997, a partir desta quinta-feira (30) as emissoras de rádio e televisão ficam proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidata ou pré-candidato às Eleições 2022. Caso essa regra seja descumprida, a emissora poderá sofrer a penalidade de multa, que varia de vinte a cem mil UFIRs, e o candidato poderá ter o cancelamento do seu registro de candidatura.
Outro prazo começa na mesma semana. A partir do sábado (2) – três meses antes da eleição – um conjunto de vedações a a valer para os agentes públicos (art. 73 da Lei nº 9.504/1997).
Fica proibido, por exemplo, ao agente público da esfera istrativa cujo cargo esteja em disputa na eleição (estadual e federal), autorizar a publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos ou das respectivas entidades da istração indireta. A exceção à regra fica por conta da propaganda de produtos e serviços de governo que tenham concorrência no mercado e em casos de grave e urgente necessidade pública.
Outra vedação que também vale a partir do dia 2 de julho é o pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito, a não ser quando a Justiça Eleitoral entender como matéria urgente, relevante e característica das funções de governo. Inaugurações com contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos também são proibidas a partir dessa mesma data.

Propaganda intrapartidária
A partir de 5 de julho – observado o prazo de 15 dias antes da data definida pelos partidos para a escolha dos candidatos – é possível fazer propaganda intrapartidária para a indicação de nomes, sendo vedado o uso de rádio, televisão e outdoor.
Essa data tem por referência a permissão para as convenções partidárias a partir de 20 de julho, quando as agremiações podem começar a se reunir para decidir sobre coligações e escolher os candidatos a deputado distrital, estadual, federal, senador, governador e presidente. Mas, se o partido for realizar a convenção em 25 de julho, por exemplo, os pré-candidatos só podem começar a fazer a propaganda intrapartidária no dia 10.

Leia Também

Foto: Divulgação

Festival da Cidadania celebra direito da juventude à Cultura

Poços de Caldas, MG - Na última sexta-feira (23), o Espaço Cultura da Urca foi palco do Festival da Cidadania – Parlamento Jovem de Minas 2025, evento realizado pela Escola do Legislativo da Câmara de Poços e que celebrou a…
Foto: CMPC/Divulgação

Câmara recebe alunos da Escola Estadual David Campista

Poços de Caldas, MG - Nesta semana, a Câmara de Poços, através da Escola do Legislativo, recebeu estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual David Campista. Eles visitaram o Legislativo acompanhados do professor de Filosofia Maxwell Marcelino…
Foto: Divulgação

Audiência debate políticas públicas para o artesanato local

Poços de Caldas, MG - A Câmara de Poços realizou, na última semana, uma audiência com o tema “Políticas Públicas para o Artesanato Local”. O evento aconteceu a partir do Requerimento nº 36/2025, de autoria do vereador Wellington Paulista (PSDB).…
Foto: CMPC/Divulgação

Uma viagem pelo patrimônio de Poços de Caldas no Festival da Cidadania do Parlamento Jovem

Poços de Caldas, MG - Na última sexta-feira (23), a Escola do Legislativo da Câmara de Poços realizou o Festival da Cidadania – Parlamento Jovem de Minas 2025. O evento reuniu estudantes e coordenadores do Parlamento Jovem de 17 municípios…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra solicita esclarecimentos sobre inconsistências na gestão dos recursos do FUNDEB

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) protocolou o Requerimento nº 1392/2025 para solicitar, junto à Prefeitura Municipal, esclarecimentos acerca de inconsistências identificadas na istração dos recursos do FUNDEB durante o exercício de 2024. O documento foi…
Foto: Divulgação

Câmara realiza sessão comemorativa em homenagem aos 60 anos da Alcoa

Poços de Caldas, MG - Atendendo a um Requerimento do vereador Rovilson Gouvea (PRD), o Neno, a Câmara Municipal realiza uma sessão comemorativa em homenagem à Alcoa pelos 60 anos de operações no Brasil e em Poços de Caldas. O…

de

Ainda não é assintante?

Ao se tornar , você ganha o a matérias e análises especiais que só nossos s podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!